Chips usados em grupo para tramar golpe de estado foram habilitados no mesmo dia em Uberlândia
21/11/2024
Todas as habilitações ocorreram sequencialmente no dia 3 de dezembro de 2022, em uma unidade das Lojas Americanas localizada no Jardim Europa. Nas trocas de mensagens, os golpistas tramam ações com o objetivo de prender o ministro Alexandre de Moraes, por exemplo. Print da troca de mensagens entre os golpistas que estavam na rua para capturar Moraes
Reprodução
Quatro linhas telefônicas, utilizadas no grupo de conversas que articulava a tentativa de golpe de Estado através do plano de militares do Exército para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram habilitadas em Uberlândia. Nas trocas de mensagens, os golpistas tramaram também a prisão do ministro Alexandre de Moraes. (Veja o print acima).
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Segundo a Polícia Federal, os integrantes que participavam das discussões usavam codinomes de países que estavam disputando a Copa do Mundo naquele mês, especificamente em 15 de dezembro de 2022.
"Às 20h33, a pessoa associada ao codinome 'Brasil' informa um dos locais em que estavam atuando: 'Estacionamento em frente ao Gibão Carne de Sol [restaurante], estacionamento da troca da primeira vez'. Em seguida, 'Gana' informa que já estava no local combinado: 'Tô na posição'. O interlocutor 'Brasil' responde: 'Ok', continua a PF".
PF indicia Bolsonaro, Braga Netto, Heleno, Ramagem, Valdemar e mais 32 em inquérito sobre tentativa de golpe
Veja lista dos indiciados pela Polícia Federal no inquérito sobre tentativa de golpe de Estado
Operação Contragolpe: saiba os crimes atribuídos pela investigação ao grupo acusado de tramar morte de Lula, Alckmin e Moraes
Mas, por algum motivo ainda não claro, os golpistas desistem da operação após o STF, que estava reunido em plenário naquele dia, ter decidido adiar um julgamento que estava em análise no momento.
A trama golpista foi revelada pela PF na terça-feira (19), quando a corporação deflagrou uma operação para prender os envolvidos no plano de matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o próprio Moraes.
Habilitações aconteceram no Jardim Europa
Decisão de Moraes
Reprodução
Segundo relatório assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, todas as habilitações ocorreram sequencialmente no dia 3 de dezembro de 2022, em uma unidade das Lojas Americanas localizada no Jardim Europa.
Os chips, conforme o documento, foram adquiridos de forma simultânea em Uberlândia e registrados em nome de terceiros, que não tinham qualquer relação com o esquema golpista.
"A referida estratégia de utilização de dados de terceiros é chamada de 'anonimização', que, segundo a Polícia Federal, é 'técnica empregada na doutrina de Forças Especiais do Exército para não permitir a identificação do verdadeiro usuário'", afirma o documento.
Ainda de acordo com o relatório, as linhas habilitadas na cidade do Triângulo Mineiro eram relacionadas aos codinomes Argentina 2, Áustria, Brasil e Gana, utilizados no grupo de conversa 'Copa 2022', no aplicativo Signal.
O que diz a Americanas?
Em nota à TV Integração, a Americanas informou que teve conhecimento da compra dos citados aparelhos pela imprensa e que a companhia repudia qualquer tipo de ato e violência que ameace pessoas, instituições e a democracia.
‘Contragolpe’: Uberlândia é citada em documento assinado pelo ministro Alexandre de Morais
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas